quinta-feira, 16 de julho de 2009

Autárquicas – Lisboa

Helena Roseta na lista de António Costa



António Costa conseguiu o apoio de José Sá Fernandes e de Helena Roseta, que sugirão em lugar destacado na sua lista. O movimento Cidadãos Por Lisboa (CPL), reunido em torno de Helena Roseta, deverá eleger ainda mais um vereador. Possivelmente, Fernando Nunes da Silva. Numa Câmara presidida por António Costa, poderão ser vereadores um ex-aderente do BE (que, ainda antes da sua fundação, foi candidato à CML numa coligação PSR-PXXI), um independente que já foi eleito vereador por duas vezes nas listas do Bloco e uma independente com quem o Bloco quis coligar-se mas que rejeitou essa proposta. Pelo menos, os dois últimos terão pelouros próprios. Todos têm provas dadas em defesa de Lisboa. E, com eles, levam outros apoios. Por exemplo, o de Gonçalo Ribeiro Teles e o de vários aderentes da Refundação Comunista. Ou, ainda, os de José Saramago, de Carlos do Carmo ou de Camané. Nos termos do acordo, o CPL não se dissolve no seio do PS, mas conserva a sua autonomia, comprometendo-se, no entanto, a votar com o PS o orçamento camarário.

Apesar de ter dado um grande passo em frente, é claro que a vitória de António Costa não fica desde já garantida. Ainda precisa de derrotar Santana Lopes, que também recebeu boas notícias: Carmona Rodrigues não se vai candidatar. Ou seja, a direita vai apresentar-se unida, enquanto à esquerda se mantêm as candidaturas de Ruben de Carvalho e Luís Fazenda.

Não conheço suficientemente bem Lisboa para me permitir adoptar posições peremptórias nesta matéria. Mas há dúvidas que não posso deixar de pôr a mim próprio: Nas circunstâncias actuais, seria completamente impossível definir um programa autárquico onde toda a esquerda se pudesse reconhecer? Ou, pura e simplesmente, nem o PCP nem o BE estiveram interessados em estudar essa possibilidade, porque decidiram subordinar a política autárquica à lógica das legislativas? E, se assim foi, como vão reagir os cidadãos de Lisboa preocupados com o futuro da sua cidade?

1 comentário: