quarta-feira, 1 de julho de 2009

FALTAM 78 DIAS

Sabe-se, todos sabemos, que a 17 de Agosto termina o prazo para a entrega de candidaturas para as próximas eleições autárquicas (11 de Outubro). Faltam pois 78 dias, e o PS ainda não tem candidato anunciado à Câmara Municipal de Braga.
Digo anunciado pois não é crível que o candidato seja outro que não o próprio Mesquita Machado. Não creio sequer que a questão passe por uma decisão do próprio, pessoal, pois a máquina instalada certamente não permite qualquer outra solução. Pelo menos enquanto a lei o permitir.
Isto, obviamente, em nada impede de prosseguir a todo o vapor a pré-campanha eleitoral do PS e do próprio Mesquita Machado.
Neste domínio têm sido férteis os jornais da terra: Diário do Minho (DM) e Correio do Mingo (CM). Tomemos a título de exemplo as edições de hoje (01/07/09).

1.- 17 MILHOES E 300 MIL EUROS
17 milhões e 300 mil euros, segundo o DM, ou 12 milhões e 141 mil euros, segundo o CM, para Parcerias de Regeneração Urbana do Rio Este e do Centro Histórico, 70% dos quais são fundos comunitários oriundos do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), (12 milhões e 110 mil euros ou 8 milhões e 498 mil e 700 euros, dependendo da fonte) ao abrigo do Programa Opcional Norte. A diferença de valores, em função da fonte, é tão “despiciente” que nem vou perder tempo a tentar perceber quem está certo, quem está errado.
No DM pode ler-se: “A Câmara Municipal de Braga viu ontem garantido o financiamento comunitário para algumas importantes intervenções, com vista à requalificação urbana da cidade – algumas das quais já estão em obra ou mesmo concluídas – onde se destacam a renaturalização do rio Este, o Parque da Ponte, a Escola de Música do Carandá, o Futuro Parque do Picoto e a Renovação da Avenida da Liberdade”.
É nestas alturas que me sinto ou um alienígena ou a viver uma realidade paralela ao melhor estilo BD.
Proponho um exercício de memória com possibilidade de escola múltipla:
· Renaturalização do rio Este.
Em obra? [ ] Concluido? [ ] Outra vez? [ ]
· Parque da Ponte.
Em obra? [ ] Concluido? [ ] Outra vez? [ ]
(a este propósito duas coisas: 1- Nestes 30 anos as únicas alterações significativas de que me lembro são a acelerada degradação do espaço e o abate criminoso de arvores/espécimes protegidas. Recordo ainda o horto que lá havia. 2- o que é aquilo que estão a erguer junto ao lago? Será mais uma parceria publico-privada? A câmara cede o espaço, o empreiteiro faz a obra e um particular explora em proveito próprio o que é de todos. Já agora, o acesso vai continuar a ser livre ou vai passar a ser condicionado?)
· A Escola de Música do Carandá.
Em obra? [ ] Concluido? [ ] Outra vez? [ ]
· O futuro Parque do Picoto.
Em obra? [ ] Concluido? [ ] Outra vez? [ ]
· Renovação da Av. da Liberdade.
Aquele arranjo de superfície é, de facto, obra. Não percebo o receio em sujeitar tais empreitados a um concurso público de ideias. Estou crente (nesta terra fica sempre bem ser ou estar crente) que qualquer desenho oriundo de qualquer infantário da cidade teria sido preferível.
Aqui não dou direito de opção pois é, para mim, evidente que a obra está longe de estar concluída.

(SOLUÇÔES: quem optou sistematicamente pela opção: Outra vez?[ ] não merece qualquer prémio pois constatar o obvio não tem mérito, quem não o fez deve dirigir-se apressadamente ao oculista mais próximo com passagem prévia e obrigatória por um oftalmologista).

2.- JÁ AGORA VAMOS A CONTAS
Requalificação do rio Este e das suas margens: 2 milhões e 500 mil euros, revitalização do Parque da Ponte: 893 mil euros, Parque do Monte Picoto: 3 milhões e 300 mil euros, Escola de Música do Carandá: 231 mil euros, projecto de mobilidade “TUBiclas”: 271 mil euros, projecto de intervenção cultural “BragaCult”: 150 mil euros, prolongamento do túnel da Av. da Liberdade: 3 milhões de euros, Centro de Informação e Acompanhamento a Vitimas de Violência Doméstica sito Rua São Domingos: 375 mil euros, adaptação do edifício antigo da Estação da CP: 272 mil euros, equipamentos de projecção de cinema para o Theatro Circo: 148 mil euros, Museu de Intervenção Cultural: 454 mil euros, requalificação de um vasto conjunto de ruas do centro urbano: sem verba especificada ainda que arrisque ser a mais avultada de todas.
É que tudo somado dá o bonito valor de 11 milhões e 594 mil euros, aquém dos 12 milhões e 141 mil euros do CM (a diferença 547 mil euros) e longe dos 17 milhões e 300 mil euros do DM (a diferença é de 5 milhões e 706 mil euros). Será certamente a requalificação de ruas urbanas mais cara da união, e provavelmente só encontrará paralelo no Dubai. Será que em vez do tradicional granito e calcário vão usar pedras preciosas. “Ganda Pedra”.

3.- 40 MILHÕES DE EUROS
Mais uma vez, 40 milhões de euros, segundo o CM, ou 30 milhões de euros, segundo o DM. São 10 milhões que andam aqui a “orbitar”. Peanut’s.
“Escolas secundárias do centro da cidade vão ser todas remodeladas”, garantia dada por Mesquita Machado diz o CM. 32 milhões e 500 mil euros vêm do Ministério da Educação, os restantes 7 milhões e 500 mil euros são da CMB.

4.- MESQUITA “DEMITE” MARIA DE LURDES RODRIGUES
Segundo o CM para o Presidente da CMB: “Muito mais importantes são os professores que, no concelho, constituem «um grupo profissional de excelente qualidade» e «dedicam-se de uma forma entusiasmada ao ensino». «Por vezes, os professores nem sempre são compreendidos. Há quem os não compreenda. E há quem teimosamente não os queira compreender. Eu compreendo-os e podem ter a certeza que a razão acaba sempre por vencer mesmo aqueles que sejam mais teimosos». Garantindo que a sua voz já chegou onde devia chegar”.
Mesquita Machado, temeroso que lhe aconteça o mesmo, aprendeu a lição que o outro engenheiro teima em não querer aprender: bajular os professores sacrificando a ministra. A mesma que ontem lhe prometeu entregar 32 milhões e 500 mil razões para o não fazer.

5.- PS DENÚNCIA FALTA DE IDEIAS DA OPOSIÇÃO
Não é de agora, mas o PS anda desbaratado, de cabeça completamente perdida. Em Braga também. Se o PS Braga se visse ao espelho certamente encontraria no seu reflexo a coligação PSD/CDS-PP. Daí não encontrar ideias novas, pois, se são iguais. A diferença está mesmo nos protagonistas. Quanto ao mais…

Sem comentários:

Enviar um comentário