domingo, 15 de março de 2009

EM QUE PÉ ESTÃO
AS RELAÇÕES DE
MANUEL ALEGRE
COM O PS?

As intervenções mais recentes de José Lello, de Carlos Candal e Santos Silva mostram apenas a ponta do iceberg: Alegre tornou-se dificilmente suportável para muitos “socialistas”. Por outro lado, António Costa parece mostrar alguma abertura em relação à sua exigência de que o PS reconheça que ele possui uma “força política própria” (o tal milhão de votos das presidenciais) e inclina-se para a hipótese de uma “coligação PS – Manuel Alegre”. E parece ser isso mesmo o que ele deseja, dado ser mais do que improvável uma mudança da lei eleitoral de forma a permitir a participação de candidaturas não-partidárias nas legislativas.

Aparentemente, chegou-se a um impasse. De facto, tendo desistido da possibilidade de fundar um novo partido, Manuel Alegre já tem poucos trunfos para jogar. Se o PS não aceitar a tal “coligação”, terá provavelmente de garantir a eleição de um conjunto minoritário de deputados (actualmente são cinco) dentro do grupo parlamentar do PS, a quem seria reconhecida a liberdade de voto em matérias como o Código de Trabalho, as taxas moderadoras pagas pelos utentes do SNS e a carreira dos professores do ensino básico e secundário e, eventualmente, noutras matérias, estando salvaguardada a disciplina de voto em questões como a aprovação do Orçamento de Moções de Censuras e Confiança. Se, pelo contrário estas condições não forem aceites, Manuel Alegre retirar-se-ia da corrida eleitoral.

Enfim, tal como o próprio já afirmou, cabe ao PS decidir se quer contar com ele para as próximas eleições, ou não. Encontrando-se cada vez mais difícil de atingir a meta da maioria absoluta, estará Sócrates em condições de dispensar o apoio de Alegre? E, para o obter, estará ele disposto a pagar o preço da tal coligação? Eis o dilema, eis a questão.

3 comentários:

  1. Olá Faria,

    Bem vindo a este espaço. Quanto ao mais, repara bem no teu e-mail, lá encontrarás a mensagem que enviei para todos "anunciando a boa nova": o nascimento deste Blogue.
    Repara que desde a primeira hora, o Ruptura Vizela faz parte deste espaço.
    Espero encontrar-te mais amíude por aqui...

    ResponderEliminar
  2. Um conselho Victor. O Blog é excessivamente preto, e a leitura não é fácil. As letras são piquenas.

    ResponderEliminar