terça-feira, 17 de março de 2009

DEBATE EM DIRECTO (ON LINE) DO
PROGRAMA DO BE

Realizou-se ontem, dia dezasseis de Março, a primeira de várias sessões (neste caso, sobre Globalização), onde um painel formado por militantes ou simpatizantes do Bloco de Esquerda se dispõe a debater as suas ideias com todos aqueles que lhes queiram pôr questões por e-mail ou pelo tweeter.
Mais ainda do que aquele que se faz através de contributos e comentários escritos, no Esquerda.net, esta forma de debater as propostas programáticas do Bloco é muito ousada (e, portanto, arriscada) e, ao mesmo tempo, revela uma grande honestidade. E isto porque todas as forças e fraquezas do Bloco ficam evidenciadas, às escâncaras, diante de todos. É fácil notar como, muitas vezes, um discurso essencialmente ideológico procura colmatar, pela enunciação de princípios gerais, uma reflexão incipiente sobre assuntos concretos. Ou, por contraste, onde essa reflexão já existe. A imagem global que, para já, se retira do debate (deste e do que está a decorrer no site do Bloco) é a de um partido em construção, onde se misturam, inevitavelmente, preconceitos ideológicos e propostas justas. E se revela que, em muitos domínios há muito, muito “trabalho de casa” para fazer.
Convidar toda a gente para visitar a nossa casa quando já se percebe o projecto de arquitectura, mas a construção está ainda “em grosso”, é, sem dúvida, um acto de coragem. Não conheço nenhum outro partido que fosse capaz de o fazer. Parabéns ao Bloco! Convocam-se todos os cidadãos da esquerda para os “acabamentos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário