sábado, 7 de março de 2009

ÚLTIMAS SONDAGENS
PARA AS LEGISLATIVAS
Sondagem da Marktest para o Semanário Económico (3-3-09):
PS – 38,0%, PSD – 28,0%, BE – 14,0%, CDU – 10,0%, CDS – 04,0%.
Sondagem da Euroexpansão para a SIC e o Expresso (6-3-09):
PS – 39,0%, PSD – 28,3%, BE – 10,4%, CDU – 09,6%, CDS – 08,7%.
Se nas eleições (Setembro ou Outubro?) se confirmarem aproximadamente estes valores, o BE, no mínimo, duplicaria a sua representação parlamentar e deixaria de estar limitado a eleger deputados por Lisboa, Porto e Setúbal, abrindo-se fortes possibilidades de eleger os primeiros deputados por Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém ou Faro. Por outro lado, confirma-se a descida do PS, cada vez mais longe da maioria absoluta e a difícil situação do PSD. Verifica-se também que o BE não disputa o eleitorado da CDU, mas sim o do PS, sendo o grande beneficiário do voto de protesto à governação de Sócrates. A impotência do governo no combate à crise e o contraste evidente entre a degradação das condições de vida da população e o montante dos lucros recentemente exibidos pela GALP e pela EDP, bem como o que se sabe hoje acerca dos negócios da CGD com especuladores bolsistas, não indiciam que as razões desse voto de protesto tendam a esmorecer.

1 comentário:

  1. Ainda ontem, no telejornal das 8 da TVI, podemos ouvir Jerónimo de Sousa afirmar que o PS elegeu o BE como seu adversário principal por ambos serem muito parecidos e com uma ausência ideológica forte.

    Por portas travessas acaba por “pôr dedo na ferida”, fazendo-nos um favor. É que afirmar que o BE está mais próximo do PS do que da CDU só pode favorecer a transferência de votos.
    Estas sondagens confirmam ainda a fraca penetração que o BE tem no eleitorado CDU.

    Só não concordo contigo quando fazes depender o voto BE da insatisfação e do voto de protesto à governação de Sócrates. O BE tem já um eleitorado firme que, por sí, faz dele o terceiro partido nacional, ainda que a este acresça o voto migrante ou de protesto.

    ResponderEliminar