quarta-feira, 18 de março de 2009

BENTO XVI PROVOCA DANOS TREMENDOS
ao
COMBATE À SIDA
EM ÁFRICA... E NO MUNDO

Ontem, horas antes de aterrar na capital dos Camarões para a sua primeira visita ao continente africano o Papa Bento XVI voltou a defender que a solução para o problema da sida não passa pela distribuição de preservativos.
"Não se pode resolver (o problema da sida) com a distribuição de preservativos", e acrescentou: "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema".

Em aparente dissonância Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal, afirmou que a utilização dos preservativos pode fazer "parte do caminho rumo a uma solução", sobretudo em casos extremos, mas sublinhou que "não se pode entrar no caminho do facilitismo", considerando que isso "seria enganar as pessoas"."Existe compreensão para os casos que não possam cumprir o que a Igreja dita como sendo ideal. Há essa tolerância, mas a compreensão dos casos particulares não deve baixar a fasquia da exigência".

Contactado pela Lusa, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e arcebispo de Braga, que quarta-feira viaja para Angola, evitou comentar as declarações do Papa, alegando não conhecer as afirmações do pontífice "na íntegra e no contexto em que foram ditas".

A oposição da Igreja ao uso de preservativos, questionada por padres e freiras que trabalham com vítimas da sida em África, e de uma irresponsabilidade atroz, tem o “dom” de deitar por terra o trabalho aturado que vem sendo efectuado pelas organizações não-governamentais no terreno, algumas das quais católicas.
A sida tem um impacto devastador em África, particularmente em países da África Austral como o Botswana, Suazilândia e África do Sul, os mais afectados em todo o mundo.
A Igreja Católica, que se afirma na linha da frente do combate à sida, encoraja a abstinência para impedir a propagação da doença.

Mais que um equívoco, esta teimosia é construída sobre uma pilha de cadáveres. Virá o dia em que, nesta matéria como noutras, terão que pedir desculpas aos seus familiares… e ao mundo. Não bastará uma discordância aparente… ou táctica.

2 comentários:

  1. É mesmo isso. Muita cara de pau. Sou católica, praticante como a maioria das gentes do meu país que é o Brasil, mas acho a Igreja velha e fora de epoca.
    Você sabe da referendo do aborto que corre no meu país? Uma vergonha, temo que o sim ganhe...

    ResponderEliminar
  2. Sei sim Mónica.
    Mas, ao contrário do que aconteceu por cá, no Brasil a iniciatica foi dos que pretendem que o Não vença.
    No caso, a direita, pretende assim recuperar algum do espaço que perdeu com os governos Lula.
    Breve, breve colocarei um "post" sobre o assunto.
    sem mais...

    ResponderEliminar