quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estratégias de Poder


James Lee Byars, The Red Angel of Marseilles, 1993


Já está decidido o sentido do voto dos vários partidos sobre a moção de censura que o PCP vai apresentar na AR e não se pode dizer que haja qualquer surpresa.

O PSD e o CDS-PP, que querem de facto o derrube do governo porque sabem que serão eles quem, a seguir, se sentará nas cadeiras do poder, vão abster-se.

O PCP e o BE, que sabem que não serão chamados a governar, votam a favor.

Contraditório? De maneira nenhuma. Para aqueles que ambicionam governar o país, importa saber esperar pela melhor altura para derrubar o actual governo. Para aqueles que se remetem à condição de “partidos de protesto”, qualquer altura é boa para o censurar.

A moção de censura do PCP não vai derrubar o governo PS, mas o ciclo socrático da governação está a chegar ao fim. O próximo 1º ministro vai chamar-se Pedro Passos Coelho.

Num post aqui publicado em 29 de Março, propus que se distinguisse entre PPP1, PPP2 e PPP3. Estamos na fase PPP2 e, ao contrário doutras opiniões, julgo que a personagem principal desta história tem sabido desempenhar com mestria o seu papel. A sua táctica é a da cenoura e do bastão. Por um lado, assume-se como estadista responsável e dá uma mão a Sócrates (ou ao país…) num momento de crise, por outro, mantém um discurso crítico onde se afirma como alternativa.

Quando chegar a altura que melhor lhe convenha, entraremos na fase PPP3. Conheceremos então grandes diferenças em relação ao governo de Sócrates? Não me parece. Reafirmo também aqui aquilo que já afirmei no post citado. Tanto mais que o verdadeiro centro do poder continuará a deslocar-se cada vez mais de Lisboa para Bruxelas.

1 comentário:

  1. Perceber de produção industrial... não significa perceber de segurança social!!!

    CIP quer reforma aos 60 anos sem penalizações!!!

    Quando se fala que a segurança social está à beira da ruptura... quando na Alemanha até já se subiu a idade da reforma para os 67 anos... a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) apresentou um conjunto de medidas... entre as quais está a possibilidade dos trabalhadores com 60 anos de idade poderem reformar-se sem penalização!!!...

    ResponderEliminar