domingo, 3 de maio de 2009

Sondagens para as Eleições para o Parlamento Europeu
Aproxima a data das eleições para o Parlamento Europeu e começam a aparecer as primeiras sondagens:

Da Intercampus para a TVI (25-4-09): PS – 34%, PSD – 33,5%%, BE – 18%, CDU – 7,9%, CDS/PP – 6,9%.

Da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, Diário de Notícias e Jornal de Notícias (1-5-09): PS – 39%, PSD – 36%, BE – 12%, CDU – 7%, CDS/PP – 2%.

Parecem evidentes duas conclusões: 1) o crescimento da votação do PSD que se aproxima muito do PS. Note-se que a margem de erro da Sondagem da UC é de 2,8%, o que significa que a diferença de 3% entre esses dois partidos pode ser pouco significativa; 2) o crescimento do BE que reforçará a sua representação parlamentar, apesar de Portugal eleger este ano menos um deputado para o PE. Quantos aos resultados do CDS/PP, as duas sondagens apresentam previsões muito diferentes, pelo que não é possível retirar delas conclusões seguras.
Para além de tudo isso, teme-se uma grande abstenção. Seria importante que os portugueses compreendessem que os destinos do seu país estão indissoluvelmente ligados ao da União Europeia e que o Parlamento Europeu é, das suas instituições, a única para a qual podem eleger os seus representantes. A democratização da EU passa, portanto, pelo reforço dos poderes do PE e só o poderemos exigir se a sua representatividade for o mais possível efectiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário