segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sondagem da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias (4-5-09).
Intenção de voto para as eleições para a Assembleia da República

PS – 41%, PSD – 34%, BE – 12%, CDU – 7%, CDS/PP – 2%


A acreditar nestas previsões, teríamos: 1) uma vitória do PS sem maioria absoluta; 2) uma derrota mais ou menos “honrosa” do PSD; 3) um grande reforço do BE que duplicaria o número de deputados eleitos e se constituiria como terceira força política; 4) uma derrota da CDU e do CDS/PP que surgiriam enfraquecidos na próxima Assembleia da República.

Confrontando esta sondagem com outras realizadas nos últimos meses, vemos que aquilo que dissemos em 1) e 3) resulta de uma tendência que tem vindo a ser repetidamente confirmada. A subida, lenta mas gradual, do PSD também parece ser verosímil. Já a acentuada descida da CDU e do CDS/PP é contraditada por outras sondagens de opinião.

A grande questão continua ser: em quem se apoiará o PS se ganhar sem maioria absoluta? Na minha opinião, se não se desfizer dum certo engenheiro que, ao longo destes quatro anos, não quis ouvir ninguém e se incompatibilizou com toda a gente, dificilmente encontrará apoios tanto à esquerda como à direita. E com Sócrates, muitos outros ministros terão de ir pela borda fora. A ministra da Educação, por exemplo. Eles estão a tornar-se no principal obstáculo à governabilidade do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário