terça-feira, 21 de abril de 2009

“ESSA MALTA
QUE SE
ALEVANTA”

Na Assembleia Municipal (AM) de Braga de 17 de Abril passado, como sempre, voltamos a assistir à pouca vergonha a que os deputados da maioria socialista já nos habituaram: ainda a sessão não terminara e já três quartos desta bancada se tinham ido embora.

O que ali acontece é difícil de explicar mas fácil de expor. As assembleias, municipais ou de freguesia, regra geral organizam-se da seguinte forma: 1- O antes da Ordem do dia, 2- A Ordem do dia, e por fim, 3- O espaço destinado à intervenção dos cidadãos.

Apesar do adiantado da hora a que decorre, sempre às calendas, o espaço destinado à intervenção dos cidadãos é a sua parte mais nobre, mas os deputados da maioria assim não o entendem pois ausentam-se, sempre, em rebanho, logo após a ordem do dia termine.

É preciso lembrar essa malta que a sessão não termina aí. Sempre que viram costas aos cidadãos que aguardam horas afio para dizer o que lhes vai na alma, os “srs.” deputados faltam ao respeito não só aos presentes, mas a todos os cidadãos do município. Friso que faltam ao respeito aos cidadãos e não aos eleitores.
Talvez aí resida o problema. Cada vez mais os cidadãos são diminuídos a eleitores, e por isso tratados como mercadoria que importa bajular só em vésperas de eleições.
É preciso lembrar essa malta que todos cidadãos são iguais em dignidade, sejam eleitos, eleitores ou… não eleitores.


Nota 1 Segundo julgo saber, a presença dos deputados em cada sessão da AM garante a cada um a módica quantia de 75€. A isto acresce a quantia dada a cada partido em função da sua representatividade na AM.
Os deputados bem podiam fazer um esforço, ficar até ao fim, e assim “fazer por merecer” o dinheiro que cada cidadão, que desrespeitam ao sair, lhes paga.
Nota 2 Já agora uma palavrinha ao Presidente em exercício da AM, João Tinoco. Não é demais lembrar que também lhe faltam ao respeito, enquanto cidadão e enquanto presidente daquele órgão. É hora de se fazer respeitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário