sábado, 13 de fevereiro de 2010

LIVROS : APONTAMENTOS À MARGEM

Somerset Maugham

Servidão Humana

Asa, 2009.

Adquiri Servidão Humana porque um cliente disse-me maravilhas de Somerset Maugham e especialmente deste livro: "que merecia ser lido e apreciado como uma verdadeira obra prima"."Somerset Maugham foi um escritor muito apreciado e lido até a década de 70, tido como um autor pertencente aos clássicos, no mesmo patamar de Dostóievski, Tolstoi ou Hemingway" - disse ainda.
Aqui acompanhamos a estória de Philip Carey, uma criança tímida que perde os pais ainda muito novo, adoptado pelos tios e com eles vai viver. Philip nasce com um pé boto o que vai desempenhar um papel fundamental para lhe moldar o carácter, tímido, fechando-o aos poucos para o mundo. Num mundo seu, cheio de medos e angústias e devido à sua proximidade com o divino (o seu tio é pároco) ele resolve pedir um desejo a Deus: "Cura-me o meu pé boto!"
Acompanhamos então percurso do jovem Philip até á sua maioridade. Estudaremos com ele pintura em Paris e medicina em Londres. Apaixonar-nos-emos pelas mesmas mulheres que Philip e, desses amores, sofreremos desilusões atrozes e choraremos com ele, humilhados, completamente esquecidos e isolados do mundo. Vemo-lo abandonar fé em que fora criado, e sentir uma sensação de liberdade tão avassaladora quanto ilusória, pois manterá intacta a moral que lhe é inerente. Vemo-lo descartar-se de vícios e virtudes rejeitar os princípios assentes do bem e do mal, com a ideia de encontrar por si mesmo uma norma, um padrão de vida.
Confesso que o primeiro terço foi difícil de ler, até um pouco maçador. Fico com a sensação de que Servidão Humana é uma obra a que terei que voltar com os mesmos olhos, mas outro saber, talvez daqui a 10... 20 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário