terça-feira, 22 de novembro de 2011

As lições de Espanha

Como se previa, o PSOE sofreu uma pesada derrota eleitoral e o PP alcançou uma confortável maioria absoluta. Confirmou-se em Espanha uma tendência que se manifesta em toda a Europa: no actual contexto de crise, nenhum governo está seguro no poder.

A derrota do PSOE, segue-se à derrota do PS, em Portugal, e à dos trabalhistas, em Inglaterra. Entretanto, foram também obrigados a abandonar o poder Papandreou, na Grécia, e Berlusconi, na Itália. A acreditar nas sondagens, é também essa a sorte que espera Sarkozy, e a própria Angela Merkl tem somado derrotas sobre derrotas nas eleições que este ano já se realizaram em vários Estados federados da Alemanha.

Parece evidente que esta onda de mudanças reflecte o descontentamento das populações face à orientação política de todos estes governos europeus. Contudo, desse descontentamento não surgiram ainda propostas alternativas capazes de ganhar a confiança dos eleitores. Pelo contrário, mudam os governos mas mantêm-se as políticas. Podemos mesmo dizer, e essa é a lição que nos chega de Espanha, que, por vezes, é preciso que os governos mudem para que as políticas permaneçam.

Será, talvez, necessário deixar que se esgotem as ilusões alimentadas por este rotativismo de nomes, para que se comece a apostar em verdadeiras mudanças políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário