sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As eleições presidenciais e o futuro do SNS

Outros trabalhos forçaram uma interrupção da minha colaboração neste blogue. E foi pena porque não faltaram temas que gostaria de ter comentado.
Como se sabe a direita tem um sonho: quer ver Cavaco na Presidência, Passos Coelho à frente do governo, o PSD e o CDS com maioria na AR e o FMI em Portugal. Recentemente, o relativo êxito da colocação de obrigações de dívida pública no mercado financeiro, foi um pequeno, mas aborrecido percalço, na sua concretização. Outros e mais graves lhe sucederão, espero eu.
Entretanto, gostaria de voltar aqui a um outro assunto que me é caro.
O Art. 69º da CRP, que define o Serviço Nacional de Saúde como sendo um serviço universal e tendencialmente gratuito, só pode ser alterado se, na próxima revisão constitucional, os votos do PS se somarem aos do PSD e do CDS. Não quero acreditar que isso aconteça.
Por outro lado, a realização eventual de eleições legislativas antecipadas poderá levar ao poder um governo sustentado na AR pelos partidos da direita tradicional e, nesse caso, será de esperar que, “pela porta do cavalo”, isto é, através de legislação ordinária, o PSD e o CDS tentem sacrificar o SNS no altar do “equilíbrio orçamental”, ou seja, tentem entregar grande parte da assistência médica aos cuidados das clínicas privadas e das seguradoras.
Caberá, então, ao novo PR decidir se veta politicamente ou se envia para o TC, os projectos ou propostas de lei que forem apresentadas com esta intenção.
O que faria Cavaco Silva nessas circunstâncias? O próprio, interrogado num inquérito apresentado a todos os candidatos pelo Público, recusou-se a esclarecer a questão (quando o candidato não quer, o Presidente não pode…). Mas não será por acaso que Passos Coelho, que defende o fim de um SNS tendencialmente gratuito, apela ao voto na sua candidatura. Das duas, uma: ou é Passos Coelho que anda enganado, ou quem se engana são todos aqueles que defendem o SNS e, ainda assim, consideram a reeleição de Cavaco como algo de somenos importância. Inclino-me para a 2ª hipótese.
Já agora: no mesmo inquérito, todos os outros candidatos afirmaram que se fossem eleitos vetariam qualquer projecto ou proposta de lei que pudesse pôr em causa o disposto no Art. 64º da CRP. E António Arnault, a quem devemos a paternidade do SNS, apoia a candidatura de Manuel Alegre.

3 comentários:

  1. Nem mais, nem menos. Mas ainda assim a Markteste em Janeiro dava 61% ao Cavaco. Porquê?

    1. Porque é uma tradição dar a vitória sempre a quem vai fazer o segundo mandato na presidência?
    2. Porque Cavaco tem mais tempo de antena, mesmo que seja para dizer nada?
    3. Porque as novas gerações consideram que os outros é que falam demais e portanto só poderá ser muita parra e pouca uva?

    Alberto Soares

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Soares:

    A sondagem que cita não tem qualquer credibilidade e será em breve desmentida pelas que se lhe seguirão.

    Quanto às perguntas que coloca: A minha resposta às questões 1) e 2) é muito breve: Sim.

    A propósito de 3), digo-lhe apenas que que estive presente no jantar-comício de apoio a Manuel Alegre que se realizou em Vizela. Ouvi dele um excelente discurso, mas ainda estou para perceber o que faziam ali uma data de jornalista. É que, percorrendo os jornais de hoje, não encontrei neles nenhuma das ideias que aí foram defendidas.

    Fala-se muito da falta de nível desta campanha eleitoral, mas resta saber qual é a quota parte disso que cabe aos candidatos e qual aquela que respeita aos critérios jornalísticos que imperam na nossa comunicação social.

    ResponderEliminar
  3. Passe pelo "ClassecontraClasse!" e tome conhecimento da posição politica que decidimos subescrever.
    Depois de 24 a luta continua!
    Um abraço
    ClassecontraClasse!

    ResponderEliminar