terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mansos como os bois?

Recordo-me de um texto do meu livro de leitura da instrução primária onde se fazia o elogio dos bois – esses animais tão fortes e, no entanto, tão mansos e obedientes. Entregavam-se aos duros trabalhos do campo (ainda não se usavam tractores…) e serviam os seus donos sem um protesto, sem um queixume.
Estávamos no tempo do Estado Novo e a metáfora não era inocente: tal como os bois, assim devia ser o povo português. Já passaram mais de 36 anos sobre o 25 de Abril, mas é ainda como os bois, sofredores e servis que muitos gostariam de nos ver.
E é assim que, apesar do desemprego e da pobreza crescente, dos cortes nos salários e do aumento dos impostos, das medidas de austeridade que deixam os responsáveis pela crise impunes, que pesam como chumbo sobre os mais desfavorecidos e condenam a economia nacional à recessão, ainda há quem pense que não existem razões para protestar, quem pense que estas opções políticas não podem ser alvo de um debate democrático, mas têm de ser aceites como uma fatalidade.
Há quem pense que a Greve Geral do dia 24 é uma idiotice. Pela minha parte, estarei do lado dos “idiotas” que não aceitam injustiças. Não estarei, de certeza, com aqueles que nos gostariam de ver como os bois do meu livro da instrução primária.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Sou um seguidor assíduo do seu blog e nunca me arrependo do que leio e aprendo. Eu também sou um idiota que não quer ser um boi.

    ResponderEliminar
  2. Passem pela A Chispa! e conheçam a sua posição sobre a Greve Geral e a necessidade urgente de se convocar novas e mais radicais formas de luta contra as medidas de austeridade do governo.
    Sugestão, porque não convoca o amigo o tal debate democrático sobre a crise económica e sobre a ofensiva capitalista em curso?
    Certos que responderá à nossa sugestão, nos despedimos enviando-lhe um abraço.

    A Chispa!

    ResponderEliminar