quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eleições na Madeira

A campanha eleitoral na Madeira entrou na sua recta final e uma sondagem da Intercampus aponta para uma nova maioria absoluta do partido de Alberto João Jardim.

Uma vitória do PSD na Madeira não pode ser surpresa para ninguém, dada a poderosa rede clientelar montada por Jardim nas últimas décadas. Além disso, tem “obra” para apresentar.

É claro que eu também faria “obras” na minha casa se alguém se prontificasse a pagá-las. E essa é a novidade destas eleições. Os pagantes do costume (os “cubanos”), endividados como estão, obrigados a suportar penosas medidas de austeridade, mostram-se cada vez menos interessados em assumir os custos das obras do senhor da Madeira, tanto mais quanto se sabe que uma boa parte delas se realizaram tendo em vista não tanto o benefício das populações, como o de um grupo de construtores civis capitaneado por Jorge Ramos, o braço direito de Jardim. E, ainda, porque, soube-se agora, parte da dívida da Região estava oculta, isto é, foi contraída sem a autorização daqueles que a vão pagar.

Por tudo isto, a velha chantagem de Jardim – “ou pagam ou proclamamos a independência”, já não funciona. É que, no continente são cada vez mais os portugueses que já defendem que o melhor seria proclamarmos a nossa independência da Madeira.

Por tudo isto, também, a curiosa posição do partido de Passos Coelho: para não perder votos em lado nenhum, apoia Jardim na Madeira e critica-o no continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário